CONTATO

EMAIL
SCITUPI@R7.COM
TWITTER
@BOTTITFC1

Equipe

Otávio Botti
Editor
Postador de Notícias

Marco Lima
Colunista
Colaborador

quarta-feira, 23 de maio de 2012

"Para você,o que significa o Tupi?" #1


  •  
                                                Para você o que significa o Tupi?
     
    "Falar do Tupi e de sua torcida sem citar uma ligação religiosa entre ambos é impossível. E também é impossível não lembrar de um fato mais do que recente na memória do torcedor alvinegro: os dois jogos contra o Volta Redonda, válidos pelas oitavas de final da Série D.
    É claro, com evidente razão, que o jogo que ficará para sempre marcado na história foi o Arrudaço. Mas, contra o Voltaço, na minha humilde opinião, o Tupi cravou seu nome como campeão da Série D.

    Foi um confronto muito difícil, dois jogos cheios de incerteza. Lembro de ter chegado ao Estádio Raulino de Oliveira, casa do adversário, e assistir uma cena estranha. Não se via um mar de camisas amarelas e pretas. Quem fazia a festa no entorno do palco do jogo eram os mais de 200 carijós que viajaram até a Cidade do Aço para apoiar o nosso querido Galo. Mais tarde, o panorama mudou. A CSN subsidiou os ingressos e os locais poderiam assistir a partida pelo preço simbólico de R$1.

    A imagem de 200 carijós contra quase 6 mil torcedores do Volta Redonda representou bem o jogo em campo. O Voltaço tentava atacar de todas as formas, mas era parado por uma das maiores duplas de zaga da história do clube: Wesley Ladeira e Sílvio. Na frente, sem Ademílson e com Allan ainda forma de forma, o Tupi pouco produzia.

    Tudo indicava que teríamos um empate sem gols. Mas, aos 47 do segundo tempo, Luizinho aproveitou o único vacilo da zaga alvinegra e chutou de fora da área, sem chances para Rodrigo. O empate com gosto de vitória se transformava em uma derrota amarga.

    Isso não abateu a torcida local, que compareceu em bom número ao Helenão. Com uma postura completamente diferente, o Tupi mostrava que sairia classificado. Chrys abriu o placar aos 28 e tranquilizou as arquibancadas. A tranquilidade durou exatos dois minutos. Observando a superioridade do Carijó, o técnico do Voltaço, Dário Lourenço, colocou Jonnathan em campo. Ele entrou e empatou o jogo.

    Início de segundo tempo, espírito renovado. Precisávamos de dois gols já que o Volta Redonda tinha marcado em Juiz de Fora. Era possível. Mas, com cinco minutos de jogo na etapa final, outro banho de água fria. Jonnathan, de novo, virava o placar para a equipe do Rio de Janeiro.

    Nesse ponto, volto a relação religiosa entre torcedores e o Tupi. Só quem viveu o milagre do acesso em 2006 e o milagre do título da Taça Minas em 2008 poderia acreditar que o raio cairia três vezes no mesmo lugar. Várias pessoas começaram a deixar as dependências do Helenão, descrentes na virada. Só ficaram, como bem representa o nome da projeto de sócios do clube, os Guerreiros Carijós.

    E como não reviver cada gota de emoção ao ver Wesley Ladeira empatar o jogo com um lindo voleio? Allan dando a virada com um gol depois de confusão na defesa do Voltaço? E o misto de ansiedade e explosão de felicidade quando Luciano Ratinho bate falta pela esquerda, o goleiro dá o rebote e Henrique completa para o fundo das redes, dando a vitória e a classificação para o Tupi?

    Ao fim desse texto, vejo que me precipitei ao definir a relação entre torcida e o Galo Carijó como religião. Ela é mais do que isso."

    Lucas  de Vitta

    "Oh! Tupi !!!100 anos se passaram, mas a sua história ficará sempre eternizada para todos nós. Ser Tupi é diferente!nasci Carijó!!! é uma paixão eterna avassaladora sem explicação,é um pedaço da gente, aos meus 5 anos, já acompanhava pelo rádio seus jogos e,as vezes,ia com o meu falecido pai aos jogos no Sales de Oliveira de bonde , quantas saudades!!! que orgulho de ser Carijó!!! assisti a grandes vitórias e façanhas do nosso Tupi, pois o considero como o maior orgulho de nossa Juiz de Fora. Parabéns pelo seu centenário,rumo á novas conquistas!!!! Vamos lá Tupi!Você é Forte!!! e não morre nunca!!!!"
     
    Renato Berg

    "Tupi é um dos melhores clubes que tive a honra de jogar e fazer história!Amo esse clube."

    Robson Manhães

    "Para mim,o Tupi, é mais que um clube,é um clube no qual consegue fazer torcedores de outros times se juntarem na hora do jogo para rorcer por um mesmo clube!parabens,Tupi."

    Lucas França

    "Tupi esse time que representa a raiz da nossa terra, clube que como bem diz seu hino “É MUITO MAIS QUE UMA PAIXÃO”. Essa emoção traduzida em 2 cores e 4 letras. Não tenho vergonha de dizer sou Tupi, pois torço pra um clube campeão nacional, que assombrou o Mineirão e que quando entra em campo leva consigo a garra e a força de vontade para arrebatar o mais poderoso oponente e tornar sua torcida cada dia mais feliz!
    100 anos de lutas e conquistas, de vitórias e glórias e de uma torcida cada vez mais apaixonada e confiante em seu time.
    E que venha os próximos 100 anos..."
     
    Kiko Halfeld

    "É dificil dizer o significado do Tupi em minha vida, pois são apenas 6 anos acompanhando o Galo carijó mas o melhor de tudo é que há muita identificação. Todas as lutas,todas vitórias e derrotas só serviram pra mostrar o tamanho do potencial do Galo.
    E não tem maior emoção qe essa, em viajar pra acompanhar o time nos campeonatos, em gritar
    'É campeão brasileiro' enfim, eu vibro,choro e me alegro com o Tupi, e agradeço a Deus por essa fase maravilhosa do time.E no ano do centenário podemos comemorar com muita festa e sonhar com o título da série C... 'Parabéns meu Galo carijó'"

    Marceli Amorim

    "Tupi é a representação do futebol juizforano. É uma alegria muito grande ver o nome de nossa cidade ser lembrada, na mídia estadual e local, com o sucesso do nosso Galo Carijó."

    Wildemar Aquino

    "Tupi significa, amor, entrega, amizade e companheirismo!"
     
    Marinho Botinelli

0 comentários

Postar um comentário