CONTATO

EMAIL
SCITUPI@R7.COM
TWITTER
@BOTTITFC1

Equipe

Otávio Botti
Editor
Postador de Notícias

Marco Lima
Colunista
Colaborador

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Papo de Galo: Edimar




O Papo de Galo estréia,e o entrevistado de hoje é Edimar Curitiba Fraga,jogador que se destacou com suas belas atuações na Taça Minas 2007 e no Campeonato Mineiro de 2008.Ele fala sobre sua chegada em Juiz de Fora,sobre a saída de Moacir Jr.,os momentos marcantes na carreira e a vida na Europa.

SCI - Você chegou ao galo em 2007,quais clubes você tinha jogado e como foi sua chegada em Juiz de Fora?

Edimar - Minha formação foi no Cruzeiro,cheguei lá em 2003,fiquei na base até 2006 e dali tive alguns empréstimos como:Guarani de Divinópolis,Uberaba,Cabofriense e em 2007 fui para o Tupi disputar a taça minas na qual fomos vice campeões.A chegada em Juiz de Fora foi muito boa,o clube me ofereceu boas condições de trabalho e moradia.A diretoria,jogadores e o treinador me receberam muito bem,me senti em casa,e sem falar da cidade que é muito boa de se viver.

SCI - A montagem do time de 2008 foi feita com jogadores jovens e promissores,vocês imaginavam que poderiam ter tanto sucesso quanto tiveram?

Edimar - A montagem daquele time foi com uma base do pessoal da taça minas onde fomos vice campeões e realmente havia jogadores novos mais com muitas qualidades,tanto que no decorrer do campeonato foi se revelando isso e depois chegaram jogadores experientes que nos ajudaram a formar uma equipe forte e competitiva.Com o passar do tempo,vimos que teríamos condições de alcançar coisas maiores no campeonato mineiro,foi um dos times que passei na qual olhavámos um para o rosto do outro e víamos que iríamos vencer qual jogo fosse.

SCI - Você marcou um gol no mineirão e fez 1 x 0 pro Tupi naquela oportunidade,como foi marcar um gol num grande templo do futebol como é o mineirão?

Edimar - não sei se você lembra,mas eu estava correndo atrás desse gol fazia tempo desde a taça minas a bola passava perto mas não entrava.Creio que foi no momento certo aquele gol no mineirão,foi a mão de Deus sobre a minha vida,eu estava fazendo um grande campeonato juntamente com o time todo,mas a partir dali as coisas se encaminharam para mim e é um gol que vai ficar guardado pro resto da minha vida,foi muito especial!

SCI- Um fato marcante naquele campeonato mineiro foi a saída do Moacir Jr.,vocês esperavam a saída dele?

Edimar - A saída do Moacir Jr. nos pegou de surpresa eu não esperava e ninguém esperava que ele saísse daquela maneira.Cheguei numa manhã para treinar e fiquei sabendo que ele iria pro Ipatinga,fiquei sem reação pois o moacir era como um pai para nós,falavámos a mesma lingua,ele era motivador,entao foi um fato que realmente surpreendeu mas hoje eu entendo a saída dele,e o agradeço pela força que ele me deu no Tupi.


SCI- Você acha que o fato do Moacir Jr ter saído do Tupi no meio do campeonato foi um fator decisivo para a queda de rendimento do time e para a eliminação nas semifinais?

Edimar - Toda troca de treinador tem um impacto forte em um time,alguns melhoram,outros pioram.Não sei se posso dizer que caímos de rendimento pois veio um treinador muito bom que foi o João carlos,um treinador muito experiente.A verdade é que pegar na semifinal Atlético Mineiro ou Cruzeiro é muito dificil para um clube do interior,primeiro é o fator casa que faz uma grande diferença,segundo é a arbitragem que querendo ou não pesa pro lado dos grandes e nessa semifinal nós não tivemos sorte,perdemos muitos gols,e o Atlético acabou nos eliminando.

SCI - Após o campeonato você se transferiu para o Ipatinga,como foi sua passagem por lá?

Edimar - Após o campeonato eu voltei para o Cruzeiro para fazer parte do elenco mas eles estavam disputando a Libertadores e o Adilson Batista nem teve tempo de me observar,tive que escolher ser emprestado novamente,sem falar que tive grandes propostas de clubes renomados do brasil como o Inter de Porto Alegre,Sport Recife,Atlético Paranaense mas o cruzeiro preferiu me emprestar pro Ipatinga pois estaria mais perto da visão deles.Minha passagem no Ipatinga não foi boa,acho o ipatinga um clube muito estranho e sem falar que fiquei 2 meses sem receber salário mas creio que foi um plano de Deus para que hoje eu pudesse estar aqui na europa.

SCI - E logo depois do Ipatinga você foi para o Sporting Braga de Portugal,que é um lugar totalmente diferente do Brasil,como foi sua adaptação lá em Portugal?

Edimar - Minha ida pro Braga foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida pois todo jogador tem um sonho que é ir para a europa e para mim aquela proposta era minha oportunidade de realizar meu sonho.oO Braga é um grande clube,o melhor que passei até hoje.minha adaptação foi tranquila na medida do possível porque lateral na europa não é igual no brasil,aqui é preciso ser um pouco mais defensivo e minha dificuldade foi essa,mas eu estava num momento muito bom,bem fisicamente,psicologicamente.Cheguei muito bem no Braga,fiz muitas amizades e isso ajudou na adaptação!

SCI - Quais competições você participou no Braga,ganhou algum título?

Edimar - No Braga eu participei do campeonato Português,Europa League e Taça Intertoto onde fui campeão.

SCI - Em 2009, você se transferiu para o Cluj,da Romênia,que não tem uma grande tradição no futebol,como são as condições para se jogar lá?

Edimar - Fui para o Cluj da Romênia porque precisava jogar mais e surgiu a oportunidade de ir pra lá.Fu para lá com um salário melhor e também teria a certeza que iria jogar com mais regularidade.Na Romênia o dificil é o frio,e a mentalidade dos romenos,o Cluj é um clube com muita estrutura,é um dos maiores da Romênia e está sempre ganhando títulos,sem falar que disputa as competições européias como Champions League e a Europa League.a minha ida para lá foi algo muito bom,fui campeão romeno,campeão da copa romena e da super copa romena,também disputei Champions League e a Europa League que hoje para um jogador conta muito. A Romênia não é um país dificil de se adaptar,é um pais bom de se viver pois o custo de vida não é alto como o de outros países.

SCI - Entre tantos momentos,qual foi o momento que mais te marcou na europa e o momento que mais te marcou aqui no Brasil?

Edimar - O momento que mais me marcou na europa foi o gol que fiz pelo Braga no estádio do Porto,onde terminou 1 x 1,sem contar os títulos que conquistei pelo Cluj.No Brasil,sem dúvida,foi o gol que fiz contra o Atlético pelo Tupi e também quando fui indicado para revelação do campeonato mineiro.


SCI - Em 2011,você foi para o Skoda Xanthi da Grécia e passou por um episódio triste de racismo,como ocorreu isso?

Edimar - Aqui no Skoda Xanthi tem sido um momento muito bom para mim,estou renovado psicologicamente e fisicamente,voltei de uma cirurgia,já tenho 3 gols no campeonato,as coisas estão correndo bem.Sobre o racismo prefito não comentar,isso já passou e espero que não aconteça de novo.

SCI - As vezes não bate aquela saudade do Brasil não?

Edimar - Cara,tenho vontade de voltar para o Brasil sim,quando chega o frio europeu aí que a saudade aumenta mas quem sabe esse próximo ano se Deus permitir eu possa voltar,desde que seja algo vantajoso e num clube bom,estou feliz aqui na Grécia com a minha família.

SCI - Fechamos a entrevista por aqui,desejamos muito sucesso na sua carreira e desejamos um dia te ter de volta no Tupi para que você possa nos dar ainda mais alegrias..

Edimar - Muito obrigado,meu amigo,que Deus te abençoe neste próximo ano de 2012,que seja um ano de vitória.Deixo também meu abraço para todos da torcida Carijó e para a cidade de Juiz de Fora,estou sempre ai quando de férias,fiquem com Deus.

2 comentários

Anônimo

É tão bom poder ler algo assim, sei que é um amigo quem projetou essa ideia, alias, 2 amigos. É bom poder saber que temos pessoas maravilhosas na vida do Galo Carijó!

Nel

S.C.I - Sistema Carijó de Interatividade 5 de janeiro de 2012 às 10:42

Obrigado pelo apoio Nel.. continue nos acompanhando!

Postar um comentário